Mutação Matriz - Nova experimentação no espaço urbano



7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, 10 de novembro a 16 de dezembro de 2007, 2o prêmio.

Projeto: Mutação Matriz – Nova Experimentação no Espaço Urbano 

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações da arquitetura através do conceito público-privado, e de que modo o projeto arquitetônico pode ser a expressão dessa interface.

O território de análise, diagnóstico e intervenção do projeto é a área central da cidade de São Paulo, marcadamente as conexões entre o centro histórico e o centro novo: Largo São Bento, o vale do Anhangabaú, os viadutos do Chá e Santa Efigênia, rua Barão de Itapetininga, rua Vitória, rua dos Andradas e avenida Ipiranga, dada a riqueza e as disparidades de seus espaços, configurações recíprocas, e significações. Deve-se, portanto, entender como os diversos contextos agem, considerando a cidade como amálgama – mistura ou ajuntamento de pessoas ou coisas diferentes. Assim é possível enxergar a dinâmica das variáveis escolhidas dentro de uma situação, reconhecer as heranças e, ao mesmo tempo, as intencionalidades e a busca de sentido pela sociedade. (Milton Santos, 2001).

Baseado no potencial de flexibilidade e dinâmica dos espaços públicos, o projeto tem como partido contemplar espacialmente diferentes usos em diferentes escalas. É um suporte para um programa versátil e flexível, qualidades exemplificadas, respectivamente, nas folies do parque La Villette (Paris, França, Bernard Tschumi) e no BasketBar do campus da universidade de Utrecht (NL Architects, 2004).

Assim, a estrutura formal cria permutações programáticas. Podem acontecer conjuntamente quadras esportivas, vestiários, bancas de jornal, bicicletários, projeções midiáticas, palcos, cafés, bancos, atividades comerciais, estimulando assim usos sincrônicos e espaços rizomáticos. Um rizoma não começa nem conclui, ele se encontra sempre no meio, entre as coisas, inter-ser, intermezzo... mas o rizoma tem como tecido a conjunção "e... e... e..."  (G. Deleuze e F.Guattari, 180).










Autores: Arthur Francisco Rausch, Bruno Canavale Atra, Danilo Tanaka Magrini, Mariana de Carvalho Da Puglisi, Marina Panzoldo Canhadas, Leonardo da Cunha Catella, Luciano Albamonte da Silva, Thiago Vidal Pelakauskas, Tony Guedes Costa.
                                                                                                                    
Professoras Orientadoras: Lizete Maria Rubano, Silvana Maria Zioni.