Concurso de Idéias para o Vale do Rio Jundiaí




Este estudo é fruto de um processo investigativo que buscou responder ao chamamento de propostas para o Concurso Público Nacional de Ideias para o Vale do Rio Jundiaí – Conexões e Desenho Urbano, promovido, em 2019, pelo Município de Jundiaí por meio da Secretaria da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – UGPUMA, e o Instituto dos Arquitetos do Brasil, Seção do Aglomerado Urbano de Jundiaí – IAB/AUJ. Na apresentação do Termo de Referência consta o seguinte:

Trata-se da promoção de um concurso de ideias para desenho do Vale do Rio Jundiaí em seu trecho pertencente ao município de Jundiaí e na região mais urbanizada. As propostas deverão repensar o papel do rio na malha urbana, com o intuito de qualificar o seu entorno, bem como as conexões dentro da cidade e entre as cidades vizinhas, fomentar a pluralidade da mobilidade urbana, democratizar o espaço público por meio da convivência, circulação, contemplação e lazer, além de preservar e incluir o patrimônio histórico no contexto da cidade e desenvolver os potenciais paisagísticos, urbanísticos, arquitetônicos que essa necessita. (2019, p. 1)

O estudo recebeu menção honrosa, em comissão julgadora formada por Eugênio Fernandes Queiroga, Jonathas Magalhães Pereira da Silva, Arquitetos do Departamento de Projetos Urbanos – UGPUMA, Rosana Ferrari, Ricardo Ropelle Filipi. Vale destacar que Queiroga e Silva são co-líderes dos Grupos de Pesquisa Quadro do Paisagismo no Brasil – QUAPÁ, e Políticas Territoriais e a Água no Meio Urbano, respectivamente, o que por si só é um duplo atestado da aprovação do processo investigativo produzido e dos produtos apresentados, como também é notória a atenção pública propiciada pela visibilidade que um concurso nacional oferece.